Carro de Limpeza Ecológico
Nesta era da tecnologia estamos sempre a ouvir falar de muitas invenções e descobertas no sector das energias renováveis. No entanto muitos desses produtos acabam por ficar em laboratórios para serem testados, não é o caso do Bucher CityCat H2, o pimeiro carro de limpeza alimentado por células de combustível. Este novo protótico fez a sua estreia à duas semanas em Basileia na Suiça. Este novo veículo vai ficar em testes durante dezoito meses a fim de ser estudado o seu desempenho.
O CityCat é alimentado por pilhas de combustível. Células de combustível de hidrogénio que convertem em corrente elétrica. Este veículo não irá emitir nenhuma poluição e do seu cano de escape apenas vai vapor d’água que é um resultado da reacção entre hidrogêncio e o oxigênio. Este carro não só vai reduzir a poluição como o seu consumo energático em relação aos motores diesel é muito menor e reduz as emissões de CO2 em 40%. Estes veículos são especialmente úteis em áreas sensiveis, como por exemplo, um galeria de arte, uma exposição…
Mas a grande questão ainda está sem resposta, é sobre a poder do hidrogénio. Porque a maior parte do poder do hidrogênio é gerado a partir de gás natural não renovável. O CityCat apresenta uma grande oportunidade para testar se o poder do hidrogénio é realmente eficaz em termos de custos de utilização municipal. Mesmo que seja encontrada a relação custo-eficácia, a tecnologia do hidrogénio tem ainda um longo caminho a percorrer antes de ser aceite na maioria dos veículos.