Carro a Hidrogénio – Avanços Tecnológicos

07-07-2010 01:11

 

 

Um dos principais obstáculos na produção de um carro a hidrogénio é o desenvolvimento de um bom sistema de abastecimentos. Porém, o Professor Issam Mudawar e a sua equipa de investigação têm vindo a desenvolver um sistema de armazenamento de hidrogénio, que permitirá um carro ser abastecido em cinco minutos e com autonomia para cerca de 250 klm.

Ao contrário daquilo que se possa pensar, o maior obstáculo que a equipa do Prof. Issam encontrou foi o aquecimento aquando do reabastecimento. Segundo o Prof. Issam: “O hidreto produz uma enorme quantidade de calor. Seria necessário um mínimo de 40 minutos para encher o tanque sem refrigeração, e isso seria totalmente impraticável.”

Este é o grande obstáculo à equipa de investigação da Universidade de Purdue. Reduzir o calor e o tempo de abastecimento de um carro. Para os reabastecimentos a equipa tem utilizado um pó muito fino, conhecido como hidreto metálico. Este pó consegue absorver o hidrogénio de uma forma muito eficiente, no entanto não pode fazer nada em relação à grande quantidade de calor que é libertada. Nesse sentido, seria necessário ter um bom sistema de arrefecimento na estação de reabastecimento.

Apesar deste “contratempo” a equipa não desiste e desenvolveu um sistema onde o hidreto metálico é colocado em pequenas “bolsas” no interior de uma câmara de pressão. Com este sistema a equipa conseguiu absorver grande parte do calor.

No entanto continua a haver muito trabalho pela frente até a equipa do Prof. Issam conseguir desenvolver um carro comerical a hidrogénio.